Seja Bem Vindo!


Sua visita me deixou muito feliz...

Sua visita me deixou  muito feliz...

Amor & Emoção x Razão


sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vale a pena correr atrás de um sonho?

O sonho alimenta a vida, criando um sentido para ela, quando tentamos realizá-lo.
Não se deve deixar morrer um sonho diante das dificuldades encontradas. Porém não devemos tornar esse sonho, o único objetivo da nossa vida, porque corre-se o risco de perseguir um sonho, mal estruturado, durante uma vida inteira e quando alcançamos a realização desse sonho, nos damos conta que a vida também passou e nós não a desfrutamos, não nos desenvolvemos ou aperfeiçoamos, justamente porque só tínhamos um único objectivo a realização desse único sonho.
Vale a pena correr atrás da realização de um sonho, desde que esse sonho seja:
*Bem estruturado e equacionado de forma a traçar a meta a seguir.
* Bem delineado tendo presente quais os entraves que serão fatores impeditivos da sua realização, para poder lutar para retirá-los e poder realizar o sonho
* Elaborado com bases sólidas, levando em consideração o contexto em que está inserido, e o contexto em que será realizado
* Fundamentado nas suas reais aptidões e não apenas nos seus desejos ou "delírios" criados pela sua fantasia e não pela sua própria realidade, por exemplo, de que adianta sonhar com a carreira militar, se não consegue obedecer cegamente a uma ordem superior? Esse seria o primeiro passo rumo à frustração, mesmo que realizasse o sonho.
* Um sonho que não impeça de viver e aproveitar a vida.
Um sonho tornado realidade por insistência, teimosia ou obsessão, mas que não obedeceu aos critérios referidos, conduz a uma frustração acentuada, uma sensação de perda de tempo na vida e que esta passou rápida de mais e que muitas oportunidades de ser feliz foram perdidas. Neste caso não valeu a pena correr atrás desse sonho.
Contudo, a materialização de um sonho em que lutamos contra todas as adversidades, superamos todos os obstáculos e contratempos, dentro do contexto esperado, inserido na vida como acréscimo e não como único objetivo ou meta a ser alcançada traz uma sensação de felicidade plena, um alento impulsionador para continuar sonhando e perseguindo a materialização do sonho, renova a energia, torna-se um alento numa realidade por vezes menos favorável.
Vale a pena correr atrás da realização de um sonho, desde que, este não seja a única meta a ser alcançada na vida e que se tenha sonhado o depois do sonho realizado.


5 comentários:

Carlos disse...

As pessoas veêm os sonhos como coisas completamente imaginárias e irreais, mas acredito que é muito mais que isso, os sonhos moldam a realidade.

Belissimo texto.

Tem um sobre os sonhos lá no sinapse, depois da uma lida.

Abraços.

Céu disse...

Obrigada, doyna por seu comentário, por ter achado interessante.
Obrigada Carlos, como sempre seu acréscimo "os sonhos moldam a realidade" sintetiza muito bem.
Com certeza passarei lá no sinapse para ver o que escreveu sobre o tema, acredito que seja espetacular.
Um abraço

Luiz Lopes disse...

Oi.

Muito legal sua observação.
Digo que, por experiência própria, quando idealizamos demais um desejo (um sonho), tendemos a acreditar que tudo resolver-se-á quando alcançarmos sua realização. Bobagem.
Ter o sonho como motivador é muito bom, pois tiramos forças de onde não temos para realizá-lo. Mas quando mistificamos, perde-se o sentido e terminamos por bloquear a ordem natural das coisas.

O universo conspira ao nosso favor, até quando estamos errados.

Abraço
Luiz
www.espiritoreto.blogspot.com

Céu disse...

Obrigada Luiz, por seu comentário, que veio a acrescentaro que estava faltando"Ter o sonho como motivador é muito bom, pois tiramos forças de onde não temos para realizá-lo".
Obrigada pelo reforço "O universo conspira ao nosso favor". O dia a dia vai mostrando isso, mas nós nem sempre nos lembramos ou nos apercebemos disso.
Um abraço

Luiz Lopes disse...

Oi Céu.
Eu é que agradeço a visita.
Sobre o que vocÇe falou, de ter que reler o blog, é uma coisa que as pessoas vêm falando, e que eu tenho que trabalhar. Estou tentando ser mais objetivo e mais claro.
A intenção é fazer refletir, mas geralmente as pessoas não têm paciência de ler tudo.

Valeu pela observação.
Abraço e ótimo feriadão.